Segundo Hoffmann (2000), registrar
significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os
avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões
e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno.
O registro constante permite uma
observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a
trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender),
estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.
ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR
QUE...
·
Cada
aluno é único e diferente. Pareceres
iguais pressupõem alunos iguais;
·
O parecer descritivo deve complementar aquilo
que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não
transcreva-as;
·
Precisamos ter um olhar inter e
transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que
de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar
especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;
·
Lembre-se que o parecer descritivo é
um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno.
Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambiguidades;
·
Principalmente para os alunos do
Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.
DESAFIOS DO PROFESSOR
·
Prestar atenção em todos os alunos e
em cada aluno;
·
Reunir o máximo de informações
possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações
com o meio;
·
Considerar os instrumentos de
avaliação;
·
Priorizar as produções;
·
Explicitar o desenvolvimento do
aluno, considerando os aspectos sociais, cognitivos e psicomotores;
·
Priorizar os aspectos
cognitivos e comportamentais;
·
Vincular o parecer à proposta
pedagógica, aos planos de estudo e aos planos de trabalho;
·
Indicar estratégias para a
superação das dificuldades;
·
Apontar à participação, a
interação, a colaboração;
·
Refletir profundamente sobre a
ação educativa;
·
Despir-se de concepções sócio
afetivas e emocionais sem desumanizar-se.
“A escrita – representação da fala,
re-apresenta o que nossa consciência pedagógica se deflagra”. (Freire, M. 1989, p.5).
PONTOS DE ATENÇÃO
·
Registros de avaliação exigem
exercício do professor:
·
de prestar atenção nas
manifestações dos alunos (orais e escritas);
·
de descrever e refletir
teoricamente sobre tais manifestações;
·
de partir para ações ou
encaminhamentos ao invés de permanecer nas constatações.
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
·
Listar apenas algumas habilidades
aleatoriamente sem uma conexão;
·
Enfatizar apenas as habilidades
que o aluno ainda não adquiriu, aparentando muitas vezes, que o “problema” é
irreversível.
EX. “o aluno não conhece”, “não sabe”, “não realiza”,
etc...
SUGESTÃO: Substituir por “ainda não conhece” ou “precisa
desenvolver” ou “será necessário trabalhar”
O QUE FAZER?
·
Abordar questões COGNITIVAS que
revelam a observação ou compreensão do aluno em seus estágios de
desenvolvimento;
·
Analisar as possibilidades do
aluno se desenvolver, de ir além naquela habilidade ainda não adquirida;
·
Descrever o desenvolvimento
próprio de cada criança destacando seus avanços e conquistas;
·
Expor as necessidades e
intervenções a serem feitas durante o processo de ensino-aprendizagem.
O QUE PRECISAMOS SABER?
·
Que habilidades e conhecimentos foram
trabalhados com o aluno?
·
Quais os avanços que o mesmo vem
demonstrando nestas áreas?
·
Apresenta alguma área a ser melhor
desenvolvida?
·
Que sugestões você oferece neste
sentido?
·
Atividade? Jogos? Leituras? Que
trabalhos você vem realizando junto aos alunos?
·
Como o aluno se refere ao seu
desenvolvimento neste período?
REDIGINDO O PARECER...
·
Levar em conta os destinatários;
·
Utilizar linguagem cuidada,
clara, simples, precisa e adequada ao público;
·
Considerar o caráter oficial do
documento;
·
Observar ortografia,
concordância e formatação;
·
Nomear os pareces;
·
Evitar palavras diminutivas;
·
Utilizar verbos e expressões que
indiquem processo; Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e
adequada ao público;
·
Evitar contradições
·
Evitar comparações;
·
Ser coerente;
COMO INICIAR UM PARECER
·
“Percebe-se o progresso de...
durante este trimestre em...”
·
“Com base nos objetivos
trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
·
“Observando o desempenho da
aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
·
“Com base nas avaliações
realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”
ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO
COGNITIVO
·
“Demonstra um ótimo/bom aproveitamento
na aquisição da leitura e escrita.”
·
“Lê com fluência diferentes
textos, fazendo conexões com a realidade.”
·
“Lê e interpreta os textos
trabalhados em aula sem maiores dificuldades.”
·
“Escreve, ordena e amplia
frases, formando textos coerentes e lógicos.”
ESCREVENDO SOBRE A
PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL
·
"Demonstra respeito pelos
colegas e professores";
·
"Colabora nas atividades
coletivas, atuando em grupo";
·
"Aceita sugestões da
professora e dos colegas";
·
"Contribui para a
integração e o crescimento do grupo".
PARA REFLETIR...
“O parecer é, sobretudo a imagem de
um trabalho. Ao relatarmos um processo efetivamente vivido, naturalmente
encontraremos as representações que lhe dêem verdadeiro sentido”. (Jussara Hoffmann, 1998.)
Fonte: amareeducarivanilda.blogspot.com.br
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