Algumas técnicas para melhorar a
atenção e memória sustentadas
1 –
Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as
instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.
2 –
Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um feedback
positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser:
estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão... Os feedbacks e
elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom
desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.
3 –
NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no
desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e
adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude
positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 –
Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas
diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as
atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e
a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que
as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
4 –
Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais,
computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas,
jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente
o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
5 –
Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies):
trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas
e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
6 –
Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar
distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e
nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas
primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos
distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 –
Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno
pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo:
o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento
durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele
possa retomar o foco das atividades.
8 –
Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais:
tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para
fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
9 –
Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma
tarefa, texto ou prova.
Tempo e processamento das informações
1 –
Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho escrito e
facilitar a compreensão da tarefa. Clique aqui para
ver um exemplo.
2 –
Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos manuais e
outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3 –
Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras
tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
4 –
Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a digitação e
impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5 –
Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo: propor um
trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma inteira.
6 –
Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade
para escrever.
7 –
Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade. Dar tempo
extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio
tempo.
Organização e técnicas de estudo
1 –
Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para organização do
aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas, calendários, post-it, blocos
de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de outras ferramentas tecnológicas
que o aluno considere adequado para a sua organização.
2 –
Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus
cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3 –
Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam
“encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática –
vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este
procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.
4 –
Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas para casa
e retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica condensado
no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.
5 –
Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os
pais. É extremamente importante que os pais façam observações diárias sobre o
que observam no comportamento e no desempenho do filho em casa, assim como o
professor poderá fazer o mesmo em relação às questões relacionadas à escola.
6 –
Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem desempenho em
longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de pesquisa que
deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes,
estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo
cumprida. Alunos com TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em
longo prazo.
7 –
Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias ou
agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com
deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos para
fazer em casa num prazo de 24 horas.
Técnicas de aprendizado e habilidades
metacognitivas
1 – Explicar
de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado que estão sendo
utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como
usar as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos
de livro, etc.
2 –
Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação nas
tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno faça uma reflexão
sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio
modo de aprender.
3 –
Usar organizador gráfico (clique aqui
para ver) para
ajudar no planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.
Inibição e autocontrole
1 –
Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis dificuldades de
aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar no ambiente
de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que
provocam maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante
possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em
sala de aula.
2 –
Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou mudanças de
atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos para lembrar
a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
3 –
Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos positivos e
negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é
importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção
do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em
busca da sua própria superação.
4 –
Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados
entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma
atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao
quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a coordenação
buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente ao banheiro
ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir
a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças
muito agitadas.
Fonte
- ABDA
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